Telefone: (11) 3727-1320                  

 

 

 
    Portal    Página inicial     Permacultura     Sustentabilidade     Pegada Ecológica     Meio Ambiente     Bioarquitetura     Construções

 

TETO VERDE

Na Estação Radical foi criado um telhado verde onde o visitante pode caminhar, desfrutar a natureza na altura das copas das árvores e até se bronzear em um solárium instalado sobre essa laje, demonstrando assim que mesmo nos grandes centros urbanos onde as lajes das casas são muitas vezes utilizadas como área de lazer é possível contribuirmos com a diminuição do aquecimento global e a poluição do ar além do aspecto visual.

Os telhados vivos, que se caracterizam pela aplicação de vegetação sobre a cobertura de edificações com impermeabilização e drenagem adequadas, constituem-se numa alternativa de cobertura capaz de proporcionar melhorias nas condições de conforto ambiental das edificações, contribuindo ainda para a redução de problemas ambientais, especialmente os ligados à poluição e às enchentes e inundações.

Essa tecnologia vem sendo largamente utilizada na Alemanha, onde tem apresentado excelentes resultados, sendo adotadas não só em empreendimentos residenciais como também comerciais e industriais. Até mesmo em prédios de construtoras e empreendedoras os telhados vivos têm sido aplicados em função da alta rentabilidade decorrente do aumento da durabilidade da impermeabilização da cobertura. Vale ressaltar que o sucesso da experiência alemã fez com que vários estados e municípios acrescentassem na legislação ambiental e no código de obras aspectos relativos a esse tipo de telhado.

Como vantagens da utilização dos telhados vivos podem ser citadas: diminuição do stress térmico e da recepção da radiação UV da cobertura da edificação tendo como conseqüência maior a conservação do material de cobertura e sua impermeabilização; redução da carga térmica da edificação diminuindo a demanda de ar condicionado; retenção de águas pluviais não sobrecarregando a rede de esgotos; absorção da radiação solar e transformação do CO2 em O2 pela fotossíntese e filtragem do ar, reduzindo a poluição, melhoria do microclima da região e arredores; e absorção de ruídos. Pelas vantagens que apresentam os telhados vivos tornam-se bastante adequados a cidades de clima tropical.

 

Copyright  - Estação Radical - ecologia@estacaoradical.com.br                                                                                                           Alex Leandrino