Telefone: (11) 3727-1320                  

 

 

 
    Portal    Página inicial     Permacultura     Sustentabilidade     Pegada Ecológica     Meio Ambiente     Bioarquitetura     Construções

 

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Na visão atual é atividade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta - o Triângulo da Sustentabilidade. Essa definição carrega uma nova percepção do que seja sustentável para o futuro de nossa espécie. Através dela fica claro que se não atendermos aos três aspectos, econômico, social e ambiental, não seremos sustentáveis para nós e para o meio ambiente.

Segundo o professor holandês Peter Nijkamp, a sustentabilidade envolve os três aspectos já citados. O primeiro, ecológico, diz respeito à manutenção do ecossistema em longo prazo. O segundo, econômico, trata da obtenção de renda suficiente para o custeio da vida em sociedade. E o terceiro, social, aborda o respeito aos valores sociais e culturais e a justiça na distribuição de custos e benefícios.

Traduzindo: os três fatores, em equilíbrio, como num triângulo compondo cada um dos três lados, formam o ideal de sustentabilidade para uma população, manifestando preocupação tanto com questões ambientais, como econômicas e sociais.

Ou seja, as ações das pessoas e a vida em sociedade, para serem sustentáveis, devem atender igualmente aos três lados do triângulo da sustentabilidade. Sem essa mudança de consciência nosso futuro estará comprometido.

 

Copyright  - Estação Radical - ecologia@estacaoradical.com.br                                                                                                           Alex Leandrino