Telefone: (11) 3727-1320                  

 

 

 
    Portal    Página inicial     Permacultura     Sustentabilidade     Pegada Ecológica     Meio Ambiente     Bioarquitetura     Construções

 

CONSTRUÇÕES ECOLÓGICAS

 

Há pouco tempo não existia “casa de material de construção”, usava-se material retirado das proximidades para se construir. Muito se construiu utilizando terra, pedras e madeiras dispostas na propriedade.

Atualmente com as facilidades que o mercado oferece podemos comprar qualquer tipo de material que na maioria das vezes é extraído de locais a centenas de quilômetros da obra, causando danos irreparáveis ao meio ambiente, sem que tenhamos conhecimento desse fato.

Imagine que a areia que está sendo utilizada na sua obra esteja causando a degradação de áreas enormes e afetando a vida de milhares de pessoas que nada têm a ver com a sua obra.

Se retirarmos o material próximo ao local da obra para um pequeno número de pessoas o impacto poderá ser controlado pelos moradores que terão interesse em preservar o meio, pois poderão ser afetados diretamente.

A construção ecológica vem resgatar técnicas utilizadas há séculos por nossos antepassados e algumas inovações tecnológicas poderão ser implementadas para melhorar o desempenho e aplicação dos materiais.

PAU-A-PIQUE

É a mais tradicional das técnicas brasileiras, amplamente utilizadas pelas populações rurais do estado de São Paulo e Minas Gerais, é um dos melhores sistemas de pré-construção. Consistem em fazer uma malhada de bambu ou réguas de madeira de 15cm X 15cm. Feito isso os espaços são preenchidos com barro. Após a secagem pode ser rebocado utilizando-se o mesmo barro. Depois do acabamento poderá ser pintado.

 

ADOBE

O tijolo de adobe ainda é utilizado em várias regiões do Brasil e em alguns países do mundo. Para prepará-lo utiliza-se uma mistura de solo argiloso, capim seco, estrume de gado e forma de madeira medindo 40cm de comprimento X 20cm de largura X 15cm de altura, essas medidas podem varias. 

 

COB

O cob é uma técnica antiga, de origem inglesa, criada no século XIII. A construção com cob assemelha-se à produção de uma escultura: há total liberdade para inventar formas artísticas e utilidades para a habitação, como armários, fornos e bancos embutidos na própria parede.

 

Copyright  - Estação Radical - ecologia@estacaoradical.com.br                                                                                                           Alex Leandrino